Resumo
Com o volume de informações disponibilizadas na
Web, tornou-se um desafio recuperar diferentes tipos de conteúdos. A literatura
apresenta várias técnicas que podem nos ajudar nesse processo, tais como: uso
de catálogos, uso de operadores lógicos, consulta em bases de dados, metadados
ou por meio do uso de motores de busca – também conhecidos como “buscadores” –
que trabalham com termos relacionado ao assunto desejado, ou seja, palavras que
possam descrever o conteúdo da página desejada (os keywords). Uma técnica utilizada pelos autores de conteúdos é usar
os serviços do Search Engine Optimization
(S.E.O. – serviço de otimização de resultados de sites para os motores de busca),
que consiste em realizar uma estratégia responsável por melhorar a apresentação
de uma página disponível na Web. O objetivo geral do trabalho foi verificar a
eficiência das meta tags nos
procedimentos de recuperação da informação aplicadas nas revistas eletrônicas
da área da Ciência da Informação pelos motores de busca. Foi desenvolvida uma
pesquisa quantitativa, que abrangeu os quatro maiores motores de busca: o
Google, o Bing, o Yahoo e o Ask, na qual as meta
tags foram inseridas nos motores de busca e os resultados das consultas
tabulados e comparados. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelam-se
inquietantes, pois contradizem o que está indicado na literatura consultada. As
meta tags deveriam ter um papel
relevante no processo de busca da informação de forma a tornar a recuperação
mais eficiente, capaz de auxiliar o usuário. Contudo, verificou-se que a
utilização das meta tags foram irrelevantes
para os resultados obtidos nas buscas. Podemos concluir, então, que as meta tags são inúteis no processo de
recuperação da informação por meio dos motores de busca no caso específico das
revistas que compuseram a amostra desta pesquisa. Entretanto, devemos observar
que, em sua maioria, as revistas consultadas usavam o mesmo sistema, e a
configuração desse sistema pode influenciar os resultados. Outro ponto
importante a ser observado é que o resultado verificado não pode ser
generalizado para outros conteúdos disponibilizados na Web, pois existe um
conjunto de variáveis que não foram contempladas nesta pesquisa.
Trabalho de conclusão de curso
Aluno: Gilvan Araújo de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Wagner Junqueira de Araújo